Pais
Educação parental é o processo pelo qual os pais ou responsáveis orientam, cuidam e fornecem suporte para o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo de seus filhos. Essa prática envolve uma série de ações, atitudes e estratégias que visam criar um ambiente propício e estratégico para o crescimento saudável e equilibrado das crianças e adolescentes.
Cada criança e adolescente é único, com suas próprias habilidades, competências, desafios e sonhos. A educação parental nos desafia a reconhecer e celebrar essas diferenças, incentivando respeitosamente o desenvolvimento individual de cada filho. É uma jornada de aprendizado mútuo, onde pais e filhos crescem juntos, fortalecendo os laços familiares.
Educação Socioemocional de Filhos Típicos e Atípicos
Sabemos que cuidar, orientar e potencializar o desenvolvimento saudável dos filhos é um grande desafio, principalmente quando nos propomos a educar com gentileza, paciência e respeito (o que muitas vezes não foi a realidade vivida pelos responsáveis). Para tudo que fazemos, há oportunidades de se aprimorar, aprender e evoluir: com a educação parental não deveria ser diferente. Este projeto promove uma relação mais saudável entre pais e filhos, permitindo a autonomia e protagonismo das famílias e quebrando padrões transgeracionais. Cada criança é um universo repleto de possibilidades, mas sabemos também que o cuidado com crianças neurodivergentes exige um olhar especializado para as especificidades únicas deste contexto familiar. Nossa equipe é capacitada para orientá-los dentro de toda diversidade existente nos pequenos.

PÚBLICO-ALVO: Pais ou responsáveis de crianças neurodivergentes ou não, que busquem desenvolver a parentalidade a partir de um olhar gentil e sustentável emocionalmente. A orientação pode se dar na forma de workshops, palestras (a depender da quantidade de pessoas) ou na forma de mentoria, de maneira mais individualizada.

OBJETIVO:
– Orientar responsáveis quanto a conduzir a própria parentalidade voltada ao desenvolvimento de competências socioemocionais de si e das crianças e adolescentes.
– Conduzir as relações familiares de maneira a quebrar padrões disfuncionais passados de geração a geração.
– Alinhar os papéis que cada um cumpre no contexto familiar e fortalecer vínculos.
– Outras demandas serão definidas em conjunto com as famílias.

DURAÇÃO: A definir, mediante quantidade de pessoas e diagnóstico da realidade e necessidades do contratante.

LOCAL: A definir, mediante diagnóstico da realidade e necessidades do contratante. Pode ser realizado in loco na sede do IISA, nas próprias instituições contratantes ou de forma virtual.

METODOLOGIA: Por meio de técnicas e metodologia cuidadosamente desenvolvidos para o aperfeiçoamento de competências socioemocionais, foi criado o Método 8ES, que inicia uma jornada, não apenas durante a formação, mas para toda a vida. Nossa metodologia possui uma sólida base teórica, estruturada a partir dos estudos de Levi Vigotsky (Teoria Sociocultural), Mari Von Franz (Psicologia Analítica Junguiana) e Paul Watzlawick (Abordagem Sistêmica).

TEMAS: A temática principal, que guiará todas as ações, é o desenvolvimento de competências socioemocionais no contexto familiar. Para além disso, cada caso específico (de instituição ou famílias em mentoria individualizada) terá temáticas específicas a partir das necessidades identificadas.

Psicologia Positiva e Comunicação Não Violenta
Cada vez mais entende-se que uma aprendizagem (técnica e emocional) pautada em princípios da educação positiva, da gentileza e da comunicação não-violenta promove crianças mais saudáveis, assertivas e capazes de compreender e regular as próprias emoções. Crianças e adolescentes educados para a Inteligência Emocional, são mais propensos a desenvolver autonomia, solucionar problemas e cuidar de si e do mundo. Mais do que comunicar-se com os pequenos de forma gentil, a educação positiva diz de uma atitude respeitosa frente a criança e o adolescente, com a compreensão de suas especificidades e o cuidado integral com a fase de desenvolvimento em que se encontram.

PÚBLICO-ALVO: Pais ou responsáveis de crianças e adolescentes que busquem desenvolver a parentalidade a partir de um olhar diferenciado, gentil e sustentável emocionalmente. A orientação pode se dar na forma de workshops, palestras (a depender da quantidade de pessoas) ou na forma de mentoria, de maneira mais individualizada.

OBJETIVO:
– Orientar responsáveis quanto a conduzir a própria parentalidade voltada ao desenvolvimento de competências socioemocionais de si e das crianças e adolescentes.
– Orientar famílias quanto a psicologia/educação positiva e como relacionar-se a partir da comunicação não-violenta.

DURAÇÃO: A definir, mediante quantidade de pessoas e diagnóstico da realidade e necessidades do contratante.

LOCAL: A definir, mediante diagnóstico da realidade e necessidades do contratante. Pode ser realizado in loco na sede do IISA, nas próprias instituições contratantes ou de forma virtual.

METODOLOGIA: Por meio de técnicas e metodologia cuidadosamente desenvolvidos para o aperfeiçoamento de competências socioemocionais, foi criado o Método 8ES, que inicia uma jornada, não apenas durante a formação, mas para toda a vida. Nossa metodologia possui sólida base teórica, estruturada a partir dos estudos de Levi Vigotsky (Teoria Sociocultural), Mari Von Franz (Psicologia Analítica Junguiana) e Paul Watzlawick (Abordagem Sistêmica).

TEMAS:
– Desenvolvimento de competências socioemocionais no contexto familiar.
– Educação positiva e comunicação não-violenta: como educar com gentileza.
– Desenvolvimento infantil e do adolescente, especificidades, desafios e potencialidades.

Desenvolvimento Biopsicossocial da Infância e Adolescência
O IISA, em toda sua metodologia, acredita em uma visão integral da criança e do adolescente, considerando todos os fatores que contribuem para a completude de seu desenvolvimento. Neste modelo de entendimento, compreende-se o sujeito a partir da dimensão biológica, psicológica, social e histórico-cultural e como todos estes aspectos, unidos, influenciam nas relações do indivíduo consigo mesmo e com o mundo.

PÚBLICO-ALVO: Pais ou responsáveis de crianças e adolescentes que busquem desenvolver a parentalidade a partir de um olhar diferenciado, gentil e sustentável emocionalmente. A orientação pode se dar na forma de workshops, palestras (a depender da quantidade de pessoas) ou na forma de mentoria, de maneira individualizada.

OBJETIVO:
– Orientar responsáveis quanto a conduzir a própria parentalidade voltada ao desenvolvimento de competências socioemocionais de si e das crianças e adolescentes.
– Orientar famílias quanto à completude e as diversas dimensões que influenciam as fases da infância e adolescência.
– Promover a compreensão por parte dos responsáveis sobre as dimensões biopsicossociais e a quantidade de papéis que desenvolvem em suas vidas.

DURAÇÃO: A definir, mediante quantidade de pessoas e diagnóstico da realidade e necessidades do contratante.

LOCAL: A definir, mediante diagnóstico da realidade e necessidades do contratante. Pode ser realizado in loco na sede do IISA, nas próprias instituições contratantes ou de forma virtual.

METODOLOGIA: Por meio de técnicas e metodologia cuidadosamente desenvolvidos para o aperfeiçoamento de competências socioemocionais, foi criado o Método 8ES, que inicia uma jornada, não apenas durante a formação, mas para toda a vida. Nossa metodologia possui sólida base teórica, estruturada a partir dos estudos de Levi Vigotsky (Teoria Sociocultural), Mari Von Franz (Psicologia Analítica Junguiana) e Paul Watzlawick (Abordagem Sistêmica). TEMAS: – Desenvolvimento de competências socioemocionais no contexto familiar. – Dimensões biopsicossociais no contexto familiar.

Paradoxos da Transição Digital na Educação Parental
Com o grande avanço da tecnologia, educar crianças e adolescentes tem se tornado um verdadeiro desafio. Não só pela discrepância entre as gerações quanto a familiaridade com novos dispositivos, mas principalmente pelo acesso descontrolado a informações (nem sempre apropriadas para idade), pela diminuição na tolerância à frustração, o imediatismo e o individualismo. O uso de telas tem atrapalhado processos relacionais e de aprendizagem, gerado vícios e levantado questões importantes de saúde mental. O avanço tecnológico, quando recebido de forma saudável, é um direito, é fazer parte do mundo e conectar-se com o outro a partir de novas dimensões. Porém precisamos garantir que esta transição digital seja feita de forma responsável, garantindo a proteção das crianças e diminuindo os riscos para um desenvolvimento sustentável emocionalmente.

PÚBLICO-ALVO: Pais ou responsáveis de crianças e adolescentes. A orientação pode se dar na forma de workshops, palestras (a depender da quantidade de pessoas) ou na forma de mentoria, de maneira individualizada.

OBJETIVO:
– Orientar famílias quanto ao uso de tecnologias.
– Desenvolver um pensamento crítico quanto ao uso de tecnologias no ambiente familiar promovendo segurança física e emocional para os filhos, sem isolá-los dos benefícios que os avanços tecnológicos promovem.

DURAÇÃO: A definir, mediante quantidade de pessoas e diagnóstico da realidade e necessidades do contratante.

LOCAL: A definir, mediante diagnóstico da realidade e necessidades do contratante. Pode ser realizado in loco na sede do IISA, nas próprias instituições contratantes ou de forma virtual.

METODOLOGIA: Por meio de técnicas e metodologia cuidadosamente desenvolvidos para o aperfeiçoamento de competências socioemocionais, foi criado o Método 8ES, que inicia uma jornada, não apenas durante a formação, mas para toda a vida. Nossa metodologia possui sólida base teórica, estruturada a partir dos estudos de Levi Vigotsky (Teoria Sociocultural), Mari Von Franz (Psicologia Analítica Junguiana) e Paul Watzlawick (Abordagem Sistêmica).

TEMAS:
– Desenvolvimento de competências socioemocionais no contexto familiar, a partir do uso de tecnologias.
– Como mediar o uso saudável de tecnologias para que crianças e adolescentes possam se beneficiar dos avanços tecnológicos ao mesmo tempo que aprendem a evitar os malefícios, promovendo uma relação saudável

Autoconhecimento, Autogestão e Educação Financeira
Uma parte muito importante da educação de crianças e adolescentes é garantir que caminhem para autonomia e que tenham condições de assumir o protagonismo das próprias vidas. Neste sentido, aprender a gerir o próprio tempo, compromissos e até mesmo como reagir frente às próprias emoções é um imenso fator de cuidado. O autoconhecimento e a autogestão não fornecem soluções prontas, mas são grandes ferramentas no enfrentamento de adversidades, desafios e na construção dos próprios caminhos. Além disso, ter uma vida financeira saudável, com noções básicas desde a infância, independente da renda, abre portas para uma vida mais equilibrada.

PÚBLICO-ALVO: Pais ou responsáveis de crianças e adolescentes. A orientação pode se dar na forma de workshops, palestras (a depender da quantidade de pessoas) ou na forma de mentoria, de maneira individualizada.

OBJETIVO:
– Oferecer orientação às famílias sobre como promover a educação financeira de seus filhos.
– Desenvolver competências socioemocionais na criação de um ambiente familiar fértil para que crianças e adolescentes exercitem o autoconhecimento e a autogestão.

DURAÇÃO: A definir, mediante quantidade de pessoas e diagnóstico da realidade e necessidades do contratante.

LOCAL: A definir, mediante diagnóstico da realidade e necessidades do contratante. Pode ser realizado in loco na sede do IISA, nas próprias instituições contratantes ou de forma virtual.

METODOLOGIA: Por meio de técnicas e metodologia cuidadosamente desenvolvidos para o aperfeiçoamento de competências socioemocionais, foi criado o Método 8ES, que inicia uma jornada, não apenas durante a formação, mas para toda a vida. Nossa metodologia possui sólida base teórica, estruturada a partir dos estudos de Levi Vigotsky (Teoria Sociocultural), Mari Von Franz (Psicologia Analítica Junguiana) e Paul Watzlawick (Abordagem Sistêmica).

TEMAS:
– Desenvolvimento de competências socioemocionais no contexto familiar a fim de promover autonomia e protagonismo dos filhos.