Professores
A formação continuada é um processo educacional que tem como objetivo promover o aprendizado contínuo ao longo da carreira profissional e desenvolver aspectos da vida pessoal, permitindo que uma seja fator potencializador para o desenvolvimento da outra. Essa abordagem, visa aprimorar habilidades, conhecimentos e competências socioemocionais, permitindo que o profissional mantenha-se atualizado em relação a aprimoramentos e mudanças em suas áreas de atuação e desenvolva suas relações de forma sustentável.

No IISA, mais que uma formação técnica, oferecemos o desenvolvimento de competências socioemocionais (soft skills) que influenciam na qualidade do aprendizado, do trabalho e do desenvolvimento.

A formação continuada é essencial em um mundo de constantes transformações e garante evolução constante e maior preparo para enfrentar desafios de maneira assertiva.

Curso de Formação em Inteligência Socioemocional Aplicada

O IISA possui uma Equipe Técnica de Psicólogos com formações diversificadas e complementares, além de convidados especiais que compõem este curso a cada módulo. Em concordância com nossa missão, visamos ampliar os processos de aprendizagem para além dos conteúdos técnicos, considerando fortemente o crescimento pessoal, o autoconhecimento e as relações interpessoais sustentáveis, como fortes potencializadores do aprender e do fazer profissional.
Para isso, oferecemos um Curso de Inteligência Socioemocional Aplicada , que se desenvolve não apenas o que há de mais novo em conhecimentos teóricos sobre o tema, mas como habilidades socioemocionais de cada participante.

PÚBLICO-ALVO: Pessoas interessadas em aprimorar suas próprias competências socioemocionais ou gerenciar/liderar a mudança nos grupos em que participam, em especial profissionais de saúde, educação ou gestores de empresas.

OBJETIVO: Desenvolver as competências socioemocionais dos participantes, a fim de gerar autoconhecimento, autorregulação das emoções, empatia, liderança, protagonismo e autonomia (entre outras habilidades) e equipar técnicas quanto aos conteúdos envolvidos Inteligência Socioemocional.

LOCAL: O curso possui formato híbrido, com material gravado, leitura complementar, aulas on-line ao vivo e encontros presenciais imersivos com local a definir.

METODOLOGIA: Por meio de técnicas e metodologia cuidadosamente desenvolvidas para o aperfeiçoamento de competências socioemocionais, foi criado o Método 8ES , que inicia uma jornada, não apenas durante a formação, mas para toda a vida. O autoconhecimento e as soft skills promovem direcionamento, desenvolvimento, orientação de carreira, definição de metas individuais, coletivas e gestão de alto desempenho.
Além disso, nossa metodologia possui base teórica sólida, estruturada a partir dos estudos de:

 

  • Lev Vygotsky (Teoria Sociocultural)
  • Marie-Louise von Franz (Psicologia Analítica Junguiana)
  • Paul Watzlawick (Abordagem Sistêmica)
Aperfeiçoamento em educação a serviço da cidadania e cultura da paz

Para que possamos atender de forma diferenciada as demandas atuais da educação em nosso país, o IISA desenvolve um curso de aperfeiçoamento com o objetivo de transformar as relações no ambiente escolar para o caminho da nãoviolência. Para fomentar uma cultura de paz, é imprescindível que as ações não se restrinjam ao trabalho em sala de aula, mas que envolvam também toda a escola e a comunidade.

PÚBLICO-ALVO: Educadores, Gestores e Secretários de Educação que desejem promover a Cultura da Paz no ambiente escolar.

CRONOGRAMA: Programa estruturado para 10 a 12 meses, com treinamento híbrido para os participantes (vivencial e on-line). Os encontros são mensais, com duração de 4h cada.

LOCAL: Escolas atendidas ou local a definir, a partir da análise de quantidade de instituições envolvidas.

METODOLOGIA: Nosso Programa possui sólida base teórica, estruturada a partir dos estudos de Levi Vigotsky (Teoria Sociocultural), Mari Von Franz (Psicologia Analítica Junguiana) e Paul Watzlawick (Abordagem Sistêmica). Este curso é pautado nos estudos e pesquisas da Gepem Brasil, na qual há três segmentos fundamentais que se correlacionam ao aperfiçoamento: FORMAÇÃO CONTINUADA; AÇÕES ESTRATÉGICAS; PROMOÇÃO DO DIÁLOGO DEMOCRÁTICO.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: O curso conta com temas organizados sequencialmente, com uma estrutura lógica pensada para o desenvolvimento de Competências Socioemocionais necessárias ao desenvolvimento da Cultura da Paz, podendo ser personalizado de acordo com necessidades específicas do contratante:
1. Workshop – AUTOCONHECIMENTO E AUTOCONFIANÇA.
2. Workshop – RESILIÊNCIA EMOCIONAL E OS AUTOSSABOTADORES.
3. Workshop – ENGAJAMENTO COM OS OUTROS E COOPERAÇÃO.
4. Workshop – ENGAJAMENTO COM OS OUTROS E PROTAGONISMO.
5. Workshop – AUTOGESTÃO E AGILIDADE NA TOMADA DE DECISÕES NO CENÁRIO EDUCACIONAL.
6. Workshop – AUTOGESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
7. Workshop – EMPATIA, RESPEITO INCONDICIONAL E PROMOÇÃO DA PAZ
8. Workshop – ABERTURA AO NOVO E DIÁLOGO DEMOCRÁTICO
9. Workshop – ÉTICA E CIDADANIA GLOBAL
10. Workshop – CAPITAL CULTURAL E AÇÕES ESTRATÉGICAS.

Aperfeiçoamento em Educação socioemocional para o público do A.E.E.
É direito de toda criança o acesso efetivo à educação e o olhar atento às suas necessidades específicas emocionais e de aprendizagem. Cada criança é única em seus enfrentamentos e potencialidades de desenvolvimento, para além de sua idade, contexto ou diagnóstico. É pensando nisso que o IISA se associa ao Atendimento de Educação Especializado (A.E.E) a fim de potencializar suas estratégias de ação e garantir plena equidade de cuidado. Como membro ativo da sociedade e protagonista de sua própria história, a criança será amparada de forma respeitosa, inclusiva, empática e gentil, não apenas pela formação continuada ao profissional especializado do A.E.E, mas de forma integrada, ao envolvermos todos os principais atores que compõem seu contexto escolar, tais como docentes, colegas de turma, familiares e comunidade. Ao ter suporte especializado e estar equipada de materiais e estratégias psicopedagógicas que transformam a dinâmica relacional de seus agentes, a escola pode proporcionar aos seus alunos reais condições de desenvolvimento e pertencimento no convívio escolar. Serão trabalhados temas pertinentes ao alcance destes objetivos, de forma personalizada ao perfil das instituições contratantes.

PÚBLICO-ALVO: Professoras das salas de Atendimento Educacional Especializado (A.E.E) e professoras de apoio.

OBJETIVO: A Equipe Técnica da Fada do Comportamento propõe assessorar o A.E.E.,não apenas instrumentalizando as Salas de Recurso Multifuncional, mas oferecendo suporte à rede de apoio da criança atendida, alcançando seus principais agentes e contextos e considerando suas necessidades e potencialidades específicas. As competências socioemocionais serão estimuladas e desenvolvidas por meio de uma metodologia exclusiva, que utiliza a fantasia e a diversão como ferramentas de aplicação dos conteúdos e maximização dos aprendizados.

DURAÇÃO: Programa estruturado para 12 meses, com treinamento híbrido para equipe escolar (vivencial e on-line) e oficinas com as crianças e suas famílias.

LOCAL: Escolas atendidas ou local a definir, a partir da análise de quantidade de instituições envolvidas.

METODOLOGIA: Nosso Programa possui sólida base teórica, estruturada a partir dos estudos de Levi Vigotsky (Teoria Sociocultural), Mari Von Franz (Psicologia Analítica Junguiana) e Paul Watzlawick (Abordagem Sistêmica). Nosso método diferenciado e cheio de encantamento possibilita que a inclusão deixe de ser uma normativa e passe a ser uma forma de estar em coletividade, abrangendo todos os espaços escolares e beneficiando não só o aluno atendido pelo A.E.E., mas toda a comunidade escolar.

TEMAS: A compreensão do desenvolvimento da Inteligência Socioemocional e as suas aplicações práticas nas salas de recursos; A metodologia 8ES, os jogos da FDC e a neuroplasticidade; O conto terapia, o conto educação e as suas funções para o uso nas salas de AEE Propostas pedagógicas que valorizem as diferenças e a inclusão com o uso dos jogos da FDC. Transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação e a metodologia 8ES para AEE. Ensinar e usar recursos de Tecnologia Assistiva e metodologia 8ES e os jogos FDC. A comunicação simbólica e a comunicação alternativa e os jogos FDC Os recursos ópticos e não ópticos e a metodologia 8ES Os códigos e linguagens, as atividades de orientação e mobilidade e a metodologia 8ES Oficinas de desenvolvimento e aprendizagem.

Workshops personalizados
Muitas vezes, o que sua instituição ou empresa precisam é de uma ação focal para desenvolver um tema específico de mais urgência, seja por uma data especial, uma ocorrência dentro da equipe ou a necessidade de complementação teórica. Pensando nisso, o IISA é especializado na realização de palestras e workshops imersivos, que atuam diretamente na sua necessidade. Conheça abaixo algumas sugestões de temas já realizados por nós ou entre em contato com a nossa equipe para que possamos estruturar um material personalizado para o atendimento de sua equipe.

DURAÇÃO: De 3 a 12h, a depender da demanda.