
No IISA, mais que uma formação técnica, oferecemos o desenvolvimento de competências socioemocionais (soft skills) que influenciam na qualidade do aprendizado, do trabalho e do desenvolvimento.
A formação continuada é essencial em um mundo de constantes transformações e garante evolução constante e maior preparo para enfrentar desafios de maneira assertiva.
Curso de Formação em Inteligência Socioemocional Aplicada
O IISA possui uma Equipe Técnica de Psicólogos com formações diversificadas e complementares, além de convidados especiais que compõem este curso a cada módulo. Em concordância com nossa missão, visamos ampliar os processos de aprendizagem para além dos conteúdos técnicos, considerando fortemente o crescimento pessoal, o autoconhecimento e as relações interpessoais sustentáveis, como fortes potencializadores do aprender e do fazer profissional.
Para isso, oferecemos um Curso de Inteligência Socioemocional Aplicada , que se desenvolve não apenas o que há de mais novo em conhecimentos teóricos sobre o tema, mas como habilidades socioemocionais de cada participante.
PÚBLICO-ALVO: Pessoas interessadas em aprimorar suas próprias competências socioemocionais ou gerenciar/liderar a mudança nos grupos em que participam, em especial profissionais de saúde, educação ou gestores de empresas.
OBJETIVO: Desenvolver as competências socioemocionais dos participantes, a fim de gerar autoconhecimento, autorregulação das emoções, empatia, liderança, protagonismo e autonomia (entre outras habilidades) e equipar técnicas quanto aos conteúdos envolvidos Inteligência Socioemocional.
LOCAL: O curso possui formato híbrido, com material gravado, leitura complementar, aulas on-line ao vivo e encontros presenciais imersivos com local a definir.
METODOLOGIA: Por meio de técnicas e metodologia cuidadosamente desenvolvidas para o aperfeiçoamento de competências socioemocionais, foi criado o Método 8ES , que inicia uma jornada, não apenas durante a formação, mas para toda a vida. O autoconhecimento e as soft skills promovem direcionamento, desenvolvimento, orientação de carreira, definição de metas individuais, coletivas e gestão de alto desempenho.
Além disso, nossa metodologia possui base teórica sólida, estruturada a partir dos estudos de:
- Lev Vygotsky (Teoria Sociocultural)
- Marie-Louise von Franz (Psicologia Analítica Junguiana)
- Paul Watzlawick (Abordagem Sistêmica)
Aperfeiçoamento em educação a serviço da cidadania e cultura da paz
Para que possamos atender de forma diferenciada as demandas atuais da educação em nosso país, o IISA desenvolve um curso de aperfeiçoamento com o objetivo de transformar as relações no ambiente escolar para o caminho da nãoviolência. Para fomentar uma cultura de paz, é imprescindível que as ações não se restrinjam ao trabalho em sala de aula, mas que envolvam também toda a escola e a comunidade.
PÚBLICO-ALVO: Educadores, Gestores e Secretários de Educação que desejem promover a Cultura da Paz no ambiente escolar.
CRONOGRAMA: Programa estruturado para 10 a 12 meses, com treinamento híbrido para os participantes (vivencial e on-line). Os encontros são mensais, com duração de 4h cada.
LOCAL: Escolas atendidas ou local a definir, a partir da análise de quantidade de instituições envolvidas.
METODOLOGIA: Nosso Programa possui sólida base teórica, estruturada a partir dos estudos de Levi Vigotsky (Teoria Sociocultural), Mari Von Franz (Psicologia Analítica Junguiana) e Paul Watzlawick (Abordagem Sistêmica). Este curso é pautado nos estudos e pesquisas da Gepem Brasil, na qual há três segmentos fundamentais que se correlacionam ao aperfiçoamento: FORMAÇÃO CONTINUADA; AÇÕES ESTRATÉGICAS; PROMOÇÃO DO DIÁLOGO DEMOCRÁTICO.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: O curso conta com temas organizados sequencialmente, com uma estrutura lógica pensada para o desenvolvimento de Competências Socioemocionais necessárias ao desenvolvimento da Cultura da Paz, podendo ser personalizado de acordo com necessidades específicas do contratante:
1. Workshop – AUTOCONHECIMENTO E AUTOCONFIANÇA.
2. Workshop – RESILIÊNCIA EMOCIONAL E OS AUTOSSABOTADORES.
3. Workshop – ENGAJAMENTO COM OS OUTROS E COOPERAÇÃO.
4. Workshop – ENGAJAMENTO COM OS OUTROS E PROTAGONISMO.
5. Workshop – AUTOGESTÃO E AGILIDADE NA TOMADA DE DECISÕES NO CENÁRIO EDUCACIONAL.
6. Workshop – AUTOGESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
7. Workshop – EMPATIA, RESPEITO INCONDICIONAL E PROMOÇÃO DA PAZ
8. Workshop – ABERTURA AO NOVO E DIÁLOGO DEMOCRÁTICO
9. Workshop – ÉTICA E CIDADANIA GLOBAL
10. Workshop – CAPITAL CULTURAL E AÇÕES ESTRATÉGICAS.
Aperfeiçoamento em Educação socioemocional para o público do A.E.E.
PÚBLICO-ALVO: Professoras das salas de Atendimento Educacional Especializado (A.E.E) e professoras de apoio.
OBJETIVO: A Equipe Técnica da Fada do Comportamento propõe assessorar o A.E.E.,não apenas instrumentalizando as Salas de Recurso Multifuncional, mas oferecendo suporte à rede de apoio da criança atendida, alcançando seus principais agentes e contextos e considerando suas necessidades e potencialidades específicas. As competências socioemocionais serão estimuladas e desenvolvidas por meio de uma metodologia exclusiva, que utiliza a fantasia e a diversão como ferramentas de aplicação dos conteúdos e maximização dos aprendizados.
DURAÇÃO: Programa estruturado para 12 meses, com treinamento híbrido para equipe escolar (vivencial e on-line) e oficinas com as crianças e suas famílias.
LOCAL: Escolas atendidas ou local a definir, a partir da análise de quantidade de instituições envolvidas.
METODOLOGIA: Nosso Programa possui sólida base teórica, estruturada a partir dos estudos de Levi Vigotsky (Teoria Sociocultural), Mari Von Franz (Psicologia Analítica Junguiana) e Paul Watzlawick (Abordagem Sistêmica). Nosso método diferenciado e cheio de encantamento possibilita que a inclusão deixe de ser uma normativa e passe a ser uma forma de estar em coletividade, abrangendo todos os espaços escolares e beneficiando não só o aluno atendido pelo A.E.E., mas toda a comunidade escolar.
TEMAS: A compreensão do desenvolvimento da Inteligência Socioemocional e as suas aplicações práticas nas salas de recursos; A metodologia 8ES, os jogos da FDC e a neuroplasticidade; O conto terapia, o conto educação e as suas funções para o uso nas salas de AEE Propostas pedagógicas que valorizem as diferenças e a inclusão com o uso dos jogos da FDC. Transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação e a metodologia 8ES para AEE. Ensinar e usar recursos de Tecnologia Assistiva e metodologia 8ES e os jogos FDC. A comunicação simbólica e a comunicação alternativa e os jogos FDC Os recursos ópticos e não ópticos e a metodologia 8ES Os códigos e linguagens, as atividades de orientação e mobilidade e a metodologia 8ES Oficinas de desenvolvimento e aprendizagem.
Workshops personalizados
DURAÇÃO: De 3 a 12h, a depender da demanda.

