A FADA DO COMPORTAMENTO
A Fada do Comportamento Educação e Formação Continuada LTDA vem, desde 2021, trabalhando ativamente para promover e desenvolver a educação de Macro Competências em Inteligência  Socioemocional em crianças, adolescentes e adultos, tendo como premissa a utilização de recursos lúdicos e da comunicação não-violenta. Por meio de atividades estratégicas, estimulantes e colaborativas, desenvolvidas a partir de uma sólida base conceitual, a empresa assume como missão oferecer capacitação e suporte aos diversos atores envolvidos no fazer educacional brasileiro.
No contexto escolar, ao amparar, instrumentalizar e capacitar os diferentes atores do sistema educacional, considerando suas demandas específicas, torna-se possível construir uma educação mais gentil e assertiva. Além disso, garantimos que estes, por meio de Competências como Autogestão, Autoconhecimento, Resiliência, Engajamento Social entre outros, tornem-se facilitadores das habilidades socioemocionais de seus educandos, resultando no desenvolvimento de cidadãos conscientes, empáticos, inclusivos e respeitosos: verdadeiros CUIDADORES DO MUNDO!
Programa de Educação Socioemocional
O Programa de Educação Socioemocional da Fada do Comportamento atende às diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao levar até as escolas o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na composição da grade curricular. Sua metodologia compreende a educação como um processo ativo, contínuo, de (re)construção de si e do mundo. A forma como estimulamos e mediamos esse processo – por meio da percepção, acolhimento e expressão assertiva das emoções – desenvolve nas crianças a confiança necessária para expandirem suas capacidades, ao mesmo tempo que reconhece e respeita seu modo próprio de ser. Tudo isso, a partir de um ambiente seguro, divertido e desafiador, ideal para fazer florescer pessoas capazes de acolher diferenças socioculturais e divergências ideológicas, de cuidar de si, do outro e do mundo, a partir de padrões éticos e responsáveis. É um fazer fundamentado na crença da educação como ferramenta de libertação da potência inerente à nossa própria humanidade!

PÚBLICO-ALVO: Crianças e pré-adolescentes (4 a 11 anos).

OBJETIVO: Desenvolver habilidades socioemocionais em estudantes da Educação Infantil e Fundamental I, por meio de de atividades integrativas, colaborativas e, principalmente, repletas de encantamento, para que possam ser cidadãos conscientes e respeitosos.

DURAÇÃO: 12 meses, com oficinas semanais para as crianças e formação quinzenal aos educadores.

LOCAL: Formado híbrido, oficinas in loco nas escolas contratantes e formações on-line.

METODOLOGIA: Nosso Programa possui sólida base teórica, estruturada a partir dos estudos de Levi Vigotsky (Teoria Sociocultural), Mari Von Franz (Psicologia Analítica Junguiana) e Paul Watzlawick (Abordagem Sistêmica).

TEMAS: As oficinas possuem temáticas pré-estabelecidas com estrutura lógica desenhada para o desenvolvimento longitudinal de habilidades socioemocionais. Sintetizadas em um intuitivo material apostilado, as oficinas têm aplicação prática com as crianças e são orientadas passo a passo. Elas também são flexíveis e podem ser adaptadas, segundo o entendimento de que cada escola possui realidades, dificuldades e potencialidades únicas.

Educação Socioemocional para o Público do A.E.E
É direito de toda criança o acesso efetivo à educação e o olhar atento às suas necessidades específicas emocionais e de aprendizagem. Cada criança é única em seus enfrentamentos e potencialidades de desenvolvimento, para além de sua idade, contexto ou diagnóstico. É pensando nisso que o IISA se associa ao Atendimento de Educação Especializado (A.E.E) a fim de potencializar suas estratégias de ação e garantir plena equidade de cuidado. Como membro ativo da sociedade e protagonista de sua própria história, a criança será amparada de forma respeitosa, inclusiva, empática e gentil, não apenas pela formação continuada ao profissional especializado do A.E.E, mas de forma integrada, ao envolvermos todos os principais atores que compõem seu contexto escolar, tais como docentes, colegas de turma, familiares e comunidade. Ao ter suporte especializado e estar equipada de materiais e estratégias psicopedagógicas que transformam a dinâmica relacional de seus agentes, a escola pode proporcionar aos seus alunos reais condições de desenvolvimento e pertencimento no convívio escolar. Serão trabalhados temas pertinentes ao alcance destes objetivos, de forma personalizada ao perfil das instituições contratantes.

PÚBLICO-ALVO: Professoras das salas de Atendimento Educacional Especializado (A.E.E) e professoras de apoio.

OBJETIVO: A Equipe Técnica da Fada do Comportamento propõe assessorar o A.E.E.,não apenas instrumentalizando as Salas de Recurso Multifuncional, mas oferecendo suporte à rede de apoio da criança atendida, alcançando seus principais agentes e contextos e considerando suas necessidades e potencialidades específicas. As competências socioemocionais serão estimuladas e desenvolvidas por meio de uma metodologia exclusiva, que utiliza a fantasia e a diversão como ferramentas de aplicação dos conteúdos e maximização dos aprendizados.

DURAÇÃO: Programa estruturado para 12 meses, com treinamento híbrido para equipe escolar (vivencial e on-line) e oficinas com as crianças e suas famílias.

LOCAL: Escolas atendidas ou local a definir, a partir da análise de quantidade de instituições envolvidas.

METODOLOGIA: Nosso Programa possui sólida base teórica, estruturada a partir dos estudos de Levi Vigotsky (Teoria Sociocultural), Mari Von Franz (Psicologia Analítica Junguiana) e Paul Watzlawick (Abordagem Sistêmica). Nosso método diferenciado e cheio de encantamento possibilita que a inclusão deixe de ser uma normativa e passe a ser uma forma de estar em coletividade, abrangendo todos os espaços escolares e beneficiando não só o aluno atendido pelo A.E.E., mas toda a comunidade escolar.

Workshops e Oficinas em Inteligência Socioemocional
No contato direto com as crianças, serão trabalhadas habilidades socioemocionais a partir de recursos lúdicos e psicoterápicos para o desenvolvimento de habilidades como resiliência, empatia, autocuidado, autorregulação, entre outras soft skills tão importantes no cuidado de si e com o outro. As crianças terão a oportunidade de desenvolver diálogos mais assertivos e respeitosos promovendo um ambiente, dentro e fora da escola, mais humanizado e acolhedor. O trabalho com a Inteligência Socioemocional de crianças promove, não apenas um desenvolvimento acadêmico potencializado, mas também habilidades que trarão saúde emocional para toda a vida.

PÚBLICO-ALVO: Crianças e pré-adolescentes (4 a 10 anos).

METODOLOGIA: Workshop imersivo presencial com grupos de 15 a 60 participantes.

DURAÇÃO: Encontro de 2h. LOCAL: Formato presencial, a ser definido em conjunto com o contratante.

OBJETIVO: Favorecer que o educando possa identificar e vivenciar de forma lúdica e acolhedora o papel dos Contos de Fada sobre Resiliência e dos jogos cooperativos para a promoção do desenvolvimento das suas competências socioemocionais.

TEMA: A temática será personalizada pelo nosso time de psicólogos e em conjunto com a contratante, analisando a necessidade do grupo, sempre no viés da Educação Socioemocional (autoestima, autoconfiança, respeito ao outro etc).

Educação a Serviço da Cidadania e Cultura da Paz
Para que possamos atender de forma diferenciada as demandas atuais da educação em nosso país, A Fada do Comportamento desenvolve o PROGRAMA CUIDADORES DO MUNDO. Para fomentar uma cultura de paz, é imprescindível que as ações não se restrinjam ao trabalho em sala de aula, mas que envolvam também toda a escola e a comunidade.

PÚBLICO-ALVO: Crianças e pré-adolescentes (4 a 10 anos).

METODOLOGIA: Workshop imersivo presencial com grupos de 15 a 60 participantes.

DURAÇÃO: Encontros de 2h. (Quantidade de encontros a ser definida com o contratante, de acordo com análise diagnóstica da necessidade e dos objetivos almejados).

LOCAL: Formato presencial, a ser definido em conjunto com o contratante.

OBJETIVO: Promover o desenvolvimento de senso coletivo, cidadania, responsabilidade com o outro, respeito, diversidade e as habilidades socioemocionais necessárias para o desenvolvimento de uma Cultura de mais paz e harmonia pessoal e interpessoal. Com a promoção destes valores objetiva-se alcançar um mundo futuro capaz de combater a violência, a discriminação e atitudes insustentáveis. Um futuro guiado por verdadeiros Cuidadores do Mundo.

TEMA: A temática será focada em cidadania e Cultura da Paz, podendo ser personalizada pelo nosso time de psicólogos, de acordo com a necessidade avaliada e os objetivos definidos em conjunto com o contratante, a fim de abarcar ainda mais as especificidades da instituição.

Educação Socioemocional e Sustentabilidade
Sabemos da gravidade dos problemas ambientais e relacionais ocorrendo em nosso planeta a todo momento. Guerras, poluição, violência, falta de empatia e outras diversas questões ambientais e sociais aflige o nosso dia a dia e a esperança de um futuro mais sustentável. Neste sentido é de fundamental importância educar as novas gerações na promoção de cidadãos empáticos, preocupados com o outro, consigo e com o mundo. Ser sustentável – ambientalmente e emocionalmente falando – significa ser capaz de conviver em equilíbrio com o entorno e com as necessidades do convívio coletivo. É saber desapegar de algumas individualidades disfuncionais, em prol de um benefício maior. Para que isso seja possível e, principalmente, colocado em prática, é preciso que os nossos pequenos aprendam seu papel social e pensem na própria existência de forma sistêmica: somos parte do todo e o todo é parte de nós!

PÚBLICO-ALVO: Crianças e pré-adolescentes (4 a 10 anos).

METODOLOGIA: Workshop imersivo presencial com grupos de 15 a 60 participantes.

DURAÇÃO: Encontros de 2h.(Quantidade de encontros a ser definida com o contratante, de acordo com análise diagnóstica da necessidade e dos objetivos almejados).

LOCAL: Formato presencial, a ser definido em conjunto com o contratante.

OBJETIVO: Promover o autoconhecimento, autogestão, autoestima, dentre outras habilidades socioemocionais que permitem uma sustentabilidade emocional e pessoal. Assim, alcançando mais equilíbrio individualmente, é possível desenvolver o senso coletivo, responsabilidade, empatia, respeito e demais habilidades socioemocionais importantes na promoção do cuidado com o outro e do ser sustentável em seus papéis sociais e na relação com o mundo.

TEMA: A temática será focada em Educação Sociomeocional e Sustentabilidade, podendo ser personalizada pelo nosso time de psicólogos, de acordo com a necessidade avaliada e os objetivos definidos em conjunto com o contratante, a fim de abarcar ainda mais as especificidades da instituição.