O jogo “TORRE DA FADA DO COMPORTAMENTO” foi reestruturado por Francisco Bárbaro Neto, autor do livro "A FADA DO COMPORTAMENTO" e reeditado pelo Instituto Miranda Bárbaro, em 2022
Objetivos do jogo
• Retirar a maior quantidade possível de peças, sem derrubar a Torre.
• Compartilhar a lembrança de uma emoção segundo a última peça que foi tocada antes da Torre cair. (Exemplo: se a última peça foi amarela, escolher uma lembrança de alegria ou inveja para compartilhar).
Participantes
Utilizar individualmente, em grupos, com familiares ou com o(a) terapeuta.
Advertência
Não recomendado para menores de 2 anos.
Conteúdo
• 54 peças divididas em 9 cores:
• 01 cantoneira branca de apoio para a torre;
• 06 peças roxas (alívio/medo);
• 06 peças rosa (empatia/nojo);
• 06 peças vermelhas (satisfação/raiva);
• 06 peças laranjas (interesse/ansiedade);
• 06 peças amarelas (alegria/inveja);
• 06 peças verdes (empolgação/desprezo);
• 06 peças turquesas (desejo/tristeza);
• 06 peças azuis (dúvida/triunfo);
• 06 peças brancas (equilíbrio);
• 02 dados;
• Tabela das Emoções - Torre.
Grau de dificuldade (2-10):
Educativo e terapêutico.
Instruções do jogo
1. Colocar a cantoneira sobre uma superfície plana e montar a Torre seguindo a ordem de cores presentes na figura deste manual. (Esta é a forma mais recomendada para o andamento do jogo, mas como nos materiais da Fada a autonomia é sua, deixe a imaginação fluir!)
2. Virar delicadamente - de cabeça para baixo - a cantoneira contendo as peças. A Torre deve deslizar para a superfície plana, de modo que fique montada fora da cantoneira. Com a Torre na vertical, podemos iniciar o jogo.
3. Definir as regras que serão utilizadas para iniciar o jogo em dupla ou com mais jogadores, usando par ou ímpar, “JOKENPÔ” (pedra, papel, tesoura...) etc.
4. Escolher a ordem dos jogadores. Em seu turno, cada jogador(a) deve lançar os dois dados e escolher uma das cores sorteadas para retirar da Torre uma peça desta mesma cor. Caso sorteie o símbolo " Ø " o(a) jogador(a) pode escolher pular a vez.
5. Retirar a peça da cor escolhida, tomando cuidado para não derrubar a Torre. Não utilizar a outra mão como apoio. Após a jogada finalizar, passe a vez.
6. Ao derrubar a Torre, compartilhar uma lembrança quanto a emoção sinalizada pela cor da última peça movida antes de a Torre cair. O(a) jogador(a) deve escolher uma das duas emoções representadas por aquela cor para iniciar o compartilhamento. Todos da roda devem partilhar suas lembranças referentes a mesma cor. (Veja as emoções no item Conteúdo e na Tabela das Emoções).
7. Contabilizar 1 ponto, para todos os jogadores que compartilharem suas emoções desde que o façam dentro de 1 minuto (anote as pontuações ao longo das jogadas).
8. Observar que o ponto central do jogo é o compartilhamento de emoções, fazendo com que os jogadores conheçam de forma lúdica seus próprios sentimentos, bem como dos amigos, familiares, professores, alunos, terapeuta, paciente ou colegas de equipe.
Agora que já sabem jogar, fiquem livres para criar, de forma colaborativa, as próprias regras!